sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O brasileiro e o voto

Durante 21 anos (1964 - 1985) o Brasil viveu um período de Ditadura Militar, sustentada na alegação de que havia uma ameaça comunista envolvendo o país. Muitos foram torturados, mortos, censurados... Para mudar esse quadro os brasileiros foram as ruas reivindicando o direito político. Surgiu então o movimento civil de reivindicação por eleições presidenciais diretas, conhecido como Diretas Já! em 1984. Mais de um milhão de pessoas tomaram as ruas por todo o país, os artistas se engajaram, os partidos estavam todos unidos lutando pela mesma bandeira, a da democracia.



Em 15 de janeiro de 1985 o Brasil parou para assistir a votação do Colégio Eleitoral, na qual foi eleito, indiretamente, o primeiro presidente civil do Brasil - Tancredo Neves. O povo sofreria mais um duro golpe. Dessa vez, o golpe veio do destino. Tancredo Neves faleceu antes de ser empossado Presidente. A comoção foi geral. Sarney acabou sendo Presidente pelos próximos quatro anos.
Em 1989 tivemos as primeiras eleições diretas para Presidente da República. Fernando Collor de Mello foi eleito. Após o confisco, as denúncias de corrupção e uma inflação na casa de 1200% ao ano, o povo tomou as ruas novamente, dessa vez, pedindo o impeachment de Collor. Ele renuncia para não ser cassado e seu vice, Itamar Franco assume a Presidência. Em 1994, Fernando Henrique Cardoso é eleito e em 1998, reeleito. Em 2002 Lula se elege, conquistando também a reeleição em 2006 e permanecendo no cargo até 2010.
Domingo teremos a oportunidade de escolher aquele que será nosso Presidente da República pelos próximos quatro anos. Relembro aqui toda essa história para que lembremos, na hora de votar, que muitos homens e mulheres lutaram para que tivessemos direito ao voto. Muitos foram às ruas e protestaram pela causa, inclusive nossos pais. O Brasil deve ser maior do que qualquer interesse partidário! Os interesses da população, os interesses coletivos, e não privados, devem vir em primeiro lugar. Espero que possamos nos inspirar nesse vídeo que me emociona e refletir na hora de escolher os nossos representantes. O poder está em nossas mãos, basta saber usar adequadamente.

Boa eleição a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus "pitacos"