segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Sobre o 20 de setembro e o orgulho de ser gaúcha

Aqui no Rio Grande somos apresentados aos costumes gaúchos desde pequenos. Porém, é quando estamos um pouco maiores que temos capacidade de conhecer e entender a história da Revolução Farroupilha. Saber que nosso povo lutou para tornar esse estado soberano e que nada que conquistamos veio de forma fácil é motivo de muito orgulho para qualquer gaúcho que conhece a história do nosso povo.

Precisamos cultuar nossos heróis Bento Gonçalves, Anita e Giuseppe Garibaldi, General Neto entre outros e não deixar que suas memórias e suas lutas se percam. Precisamos continuar construindo uma história de lutas para ter um futuro de glórias, maiores ainda do que as que já tivemos.

Devemos nos inspirar no que disse Giuseppe Garibaldi sobre a cavalaria Rio-Grandense:

“Eu vi corpos de tropas mais numerosas, batalhas mais disputadas; mas nunca vi, em nenhuma parte, homens mais valentes, nem cavaleiros mais brilhantes que os da bela cavalaria rio-grandense, em cujas fileiras aprendi a desprezar o perigo e combater dignamente pela causa sagrada das nações. Quantas vezes eu fui tentado a patentear ao mundo os feitos assombrosos que vi realizar por essa viril e destemida gente, que sustentou por mais de nove anos contra um poderoso Império a mais encarniçada e gloriosa luta."


E com essa inspiração trazer nossa luta para os tempos de hoje. Para que de outra forma, lutemos pelo que acreditamos. Deixo aqui uma música que acredito que nos inspira na busca desses ideais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus "pitacos"