sábado, 25 de setembro de 2010

Voto de Protesto

Ontem apareceu na minha timeline do twitter, retwittado pela Michelle Falcão, essa reportagem da revista Época sobre o Tiririca, candidato à Deputado Federal pelo estado de São Paulo. Refleti e percebi que a situação é mais grave do que eu pensava anteriormente. E a situação não é mais grave somente pelo fato de que suspeita-se que o candidato seja analfabeto, mas principalmente, pelo fato de ele estar novamente envolvido em suspeitas de tentar fraudar a lei, já que mentiu sobre sua escolaridade para poder se candidatar.
Dessa vez, a denúncia não é de falsidade ideológica, como a que apareceu no começo da semana. É de que o candidato seja analfabeto, e portanto, inelegível de acordo com nossa Constituição.
Pesquisas apontam que ele será o candidato a Deputado Federal mais votado do país. Além de ocupar uma cadeira na Câmara ele irá servir de "puxador de votos" e levar outros candidatos junto, por conta da legenda. Muitos alegam votar no humorista como forma de protesto. Diante de tantas denúncias a respeito da idoneidade do candidato seria esse um voto de protesto? É legal protestar, mas tem que ser de forma inteligente, né?!
Para mim, voto de protesto contra a corrupção da política é votar em político honesto e com vontade de trabalhar. Apesar de estarmos imersos diariamente em suspeitas de corrupção sobre os mais diversos partidos e candidatos, eu não tenho dúvida de que existem, sim, políticos respeitáveis. Basta dar uma pesquisada na trajetória e nas propostas de cada um que almeja conquistar nosso voto para encontrar pessoas boas em meio aos maus políticos.
Portanto, proteste votando em gente honesta, trabalhadora e com boas ideias! Essa sim é a melhor forma de deixar os corruptos de fora e de melhorar nosso país. Esse é o nosso ficha limpa.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Sobre o 20 de setembro e o orgulho de ser gaúcha

Aqui no Rio Grande somos apresentados aos costumes gaúchos desde pequenos. Porém, é quando estamos um pouco maiores que temos capacidade de conhecer e entender a história da Revolução Farroupilha. Saber que nosso povo lutou para tornar esse estado soberano e que nada que conquistamos veio de forma fácil é motivo de muito orgulho para qualquer gaúcho que conhece a história do nosso povo.

Precisamos cultuar nossos heróis Bento Gonçalves, Anita e Giuseppe Garibaldi, General Neto entre outros e não deixar que suas memórias e suas lutas se percam. Precisamos continuar construindo uma história de lutas para ter um futuro de glórias, maiores ainda do que as que já tivemos.

Devemos nos inspirar no que disse Giuseppe Garibaldi sobre a cavalaria Rio-Grandense:

“Eu vi corpos de tropas mais numerosas, batalhas mais disputadas; mas nunca vi, em nenhuma parte, homens mais valentes, nem cavaleiros mais brilhantes que os da bela cavalaria rio-grandense, em cujas fileiras aprendi a desprezar o perigo e combater dignamente pela causa sagrada das nações. Quantas vezes eu fui tentado a patentear ao mundo os feitos assombrosos que vi realizar por essa viril e destemida gente, que sustentou por mais de nove anos contra um poderoso Império a mais encarniçada e gloriosa luta."


E com essa inspiração trazer nossa luta para os tempos de hoje. Para que de outra forma, lutemos pelo que acreditamos. Deixo aqui uma música que acredito que nos inspira na busca desses ideais.


quarta-feira, 8 de setembro de 2010

#Intercom2010

Um pouco fora do timing, mas ainda assim querendo registrar minhas opiniões a respeito do Intercom - maior evento de comunicação no Brasil - que ocorreu de 02 a 06 de setembro na UCS, em Caxias do Sul.
Primeiramente, vale ressaltar a organização do evento, que esteve praticamente impecável, preocupando-se com os mínimos detalhes. A UCS se preocupou com o bem estar dos congressistas, com a qualidade do evento, bem como com as festas e integrações, essenciais para se obter sucesso com um público jovem como o do Intercom.
Percebia-se que a cidade estava mobilizada em torno do evento. Taxistas, motoristas de ônibus, funcionários da rede hoteleira e até mesmo a população, todos sabiam do que se tratava e estavam sempre dispostos a informar os congressistas.
Nesses aspectos, ponto positivo para o centro de convivência, o Mangiare ComPolenta, o flashmob de Macarena e as festas free para os congressistas.
Além disso, acredito que todo estudante deva participar ao menos uma vez de um evento como o Intercom. É sensacional poder debater com aquelas pessoas cujos livros nos inspiram durante toda graduação, e também, com acadêmicos de todos os lugares do país e com diferentes visões de mundo e da comunicação. O nível do evento estava ótimo. Todos os GT's, colóquios e outras salas que participei estavam interessantes e proveitosas.
A premiação do Expocom nos faz refletir a respeito das Universidades do país e de nossos trabalhos. Ponto alto para a sonorização e para o clima do prêmio, que estava descontraído, mesmo sendo uma premiação importante. E parabéns ao Jones e à Shelli pelo prêmio!
Quanto à cidade, Caxias do Sul é muito bonita. Tive a oportunidade de conhecer em um passeio que realizei com amigos caxienses. Vale conhecer os pontos turísticos e as rotas de plantação de uva.
A utilização das tecnologias possibilitaram que o #intercom2010 entrasse para os Trending Topics Brasil do twitter. O mais importante foi a cobertura colaborativa realizada pelos congressistas que ajudavam o twitter @intercom2010. Mesmo quem não podia estar presente em algum momento podia acompanhar pelas redes.

No discurso de encerramento de Antônio Hohlfeldt, presidente da Intercom, ele disse que essa edição em Caxias do Sul vai ficar marcada como o Intercom do sorriso. Só posso concordar com ele! :)
Obrigado Caxienses (em especial minha amiga Adriane e o namorado Fabricio), voluntários e UCS pela maravilhosa recepção!
Valeu Camilinha, Luana, Michele, Shelli, Jones, Guilherme, Adri, Fabricio, Nadia, Andressa, Manu, Lola (rsrs) e toda galera da FACOS... pelos dias legais e divertidos!
E Recife que nos espere, porque nós vamos de mala e cuia! :)